terça-feira, 4 de junho de 2013

As principais Curiosidades e Exigências do Rock in Rio – Bastidores.

1985


O grupo australiano exigiu a presença de um sino de meia tonelada para tocar na noite do heavy metal. O objeto era tão pesado que precisou ser trazido de navio para o Rio de Janeiro.

O palco, entretanto, não suportou a estrutura do sino. Para atender as exigências dos rapazes, que só dariam o ar da graça ao público gigantesco, caso o objeto estivesse presente, os cenógrafos tiveram de improvisar um sino de gesso para a ocasião.

O show se tornou um dos mais memoráveis da história do festival, com direito às batidas ensurdecedoras de Brian Johnsonn no inesquecível artefato.



Se o AC/DC tentou trazer seu sino de meia tonelada para a primeira edição do Rock in Rio, em 1985, o príncipe das trevas, Ozzy Osbourne, que recentemente se apresentou no Brasil, não deixou por menos .Com o recém-lançado álbum Bark at the Moon, Ozzy fez de tudo no show, inclusive vestir uma camisa do Flamengo, atirada no palco



A equipe do Rock In Rio resolveu tomar uma atitude devido ao famoso episódio em que Ozzy mordeu a cabeça de um morcego em um show, no ano de 1982, e teve de ser levado às pressas para o hospital. É claro que um engraçadinho jogou uma galinha no palco. O príncipe das trevas, contudo, não repetiu o mesmo erro e ignorou o pobre bichinho.




1991


Diferentemente da primeira edição do Rock in Rio, realizada na cidade do rock, construída em Jacarepaguá, a segunda edição do festival aconteceu no estádio do Maracanã, em 1991. O gramado foi adaptado para receber o palco e os mais de 700 mil espectadores em nove dias.

Foi o menor público da história do Rock in Rio no Brasil. Em 1985, 1.380.000 pessoas foram ao evento. A terceira e última edição, em 2001, contou com 1.235.000 pessoas.

O público também assistiu aos shows das arquibancadas do estádio. A estrutura do evento também aumentou. O palco tinha 85 metros de frente por 25 metros de profundidade e era ladeado por duas telas de 9 m de altura por 7 m de comprimento.

A banda norueguesa A-HA conseguiu até um recorde de maior público pagante da segunda edição com 198.000 pessoas.





o Axl é imprevisível, em 1991, foi o Prince que deu trabalho. Quando ele queria sair para comer em um restaurante, tinha de fechar tudo para ele comer sozinho




2001


Já é de conhecimento de todos que os irmãos Noel e Liam Gallagher, ex-Oasis, não são lá muito amigáveis. O que ninguém esperava, entretanto, é que eles falariam mal de uma das bandas mais aguardas do festival, o Guns N'Roses, na coletiva de imprensa do Rock In Rio.

Questionado sobre o que para ele seria um mundo melhor, Noel Gallagher foi categórico: "Um mundo com um ar mais puro e sem armas e rosas", fazendo uma analogia à banda de Axl Rose.

Na apresentação da banda inglesa, os fãs de Axl gritavam o nome do Guns N'Roses . Antes do Oasis fechar o show com 'Rock 'n' Roll Star', o vocal Liam disse: "Esta vai para o Senhor Rose".

Quando o Guns N'Roses entrou em cena, depois de um longo tempo de espera, Axl não deixou por menos e gritou: "Agora que vocês já dormiram, é hora do rock and roll de verdade", esbravejou.A banda norueguesa A-HA conseguiu até um recorde de maior público pagante da segunda edição com 198.000 pessoas.



A edição de 2001 do Rock in Rio também foi marcada por um boicote de algumas bandas brasileiras. Grandes nomes do rock brasileiro decidiram não participar, faltando apenas quatro meses para o início do festival.

Liderados pelo O Rappa, outras seis bandas decidiram não tocar no Rock In Rio devido a problemas com os organizadores do evento: Skank, Jota Quest, Raimundos, Charlie Brown Junior, Raimundos e Cidade Negra. Com esse boicote, o cast do festival teve que ser reformulado.

Ira! e Ultraje a Rigor, dois fortes nomes do rock nacional, não participaram da retaliação e subiram juntos ao palco, com direito a uma versão de Should I Stay Or Should I Go, do The Clash.

A apresentação ficou conhecida na época como "Recreio dos Bandeirantes" (em referência ao bairro vizinho a Jacarepaguá e ao palácio do governo do Estado de São Paulo).

2011
A quarta edição do evento, foi marcada por algumas exigências dos artistas.

Rihanna - Rosas de hastes curtas e longas, asas e coxinhas de frango, sorvete de chocolate e 48 garrafas de água vulcânica Fiji. A cantora não quer nenhum objeto amarelo no camarim, já que odeia a cor.

Shakira - água com gás, isotônico e frutas somente vermelhas.

Elton John - chocolate branco com macadâmia, pipoca chá de gengibre e arranjos de flores que devem seguir os modelos das fotos enviadas por seu personal-flower

Coldplay - móveis produzidos com material orgânico e camarim sempre com ar-condicionado desligado.

Janelle Monáe - além de línguas de sogra, ela quer rosas artificiais e velas com aroma de lavanda.

Guns N’ Roses - comida mexicana, cervejas tchecas, champanhe e brownie.

System of a Down - dez pacotes de meias pretas tamanho GG com listras amarelas e dez pacotes de camisetas pretas.

Motörhead - 150 toalhas de banho e 50 de rosto nas cores branca e verde.

Red Hot Chili Peppers - Duas árvores altas com muitas folhas para criar um clima zen.




2013

A quinta edição do evento ainda nem começou, mas as exigências dos artistas já começaram aparecer.

Alicia Keys já enviou para a produção do festival sua extensa lista de exigências. Passagem de primeira classe para cinco integrantes da sua família, se deslocar pela cidade em carro blindado, um chefe especializado em culinária japonesa à disposição 24 horas por dia são alguns dos pedidos da cantora. Alicia se apresenta dia 15 de setembro no palco mundo.




Beyoncé – exigiu duas suítes cinco estrelas para ela e sua família totalmente arborizada para garantir um ar mais puro e ajudar na sua respiração.




Está edição contará também, com duas rodas gigantes para apimentar o evento entre um show e outro, proporcionando ao público uma visão geral e privilegiada da cidade do Rock.




Estamos antenados aguardando as próximas exigências dos artistas...

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Eu Patrícia Da Costa Charbel, estudante do Curso de Marketing da Universidade Castelo Branco. Optei por este curso, pois me identifico com a área de atuação que está diretamente relacionada à pesquisa de mercado auxiliando na tomada de decisão para realização de novos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário