terça-feira, 4 de junho de 2013


ROCK IN RIO: UM SHOW DE ATIVAÇÃO

 Não resta dúvida que o Rock in Rio, que entra entra na reta final, é um grande case quando o assunto é patrocínio e ativações de marca. Em 2011, o festival conta setenta e duas empresas que aliam-se ao evento para visibilidade na mídia mas, sobretudo, divulgação e contato direto com o público, tendo como cenário o maior evento de música mundial. O número de empresas é maior do que o de shows que serão realizados durante todo o evento.

Promoview mostra o que não passa na TV e traz um pouco das ações de marketing promocional realizadas até aqui..




Patrocinadores recebem público em seus estandes. Promoview mostra as ações promocionais no Rock in Rio (Foto: Bruno de Lima/R2.




Em 2011, o festival conta com um time de peso que inclui o Itaú como patrocinador master, além de Heineken, Coca-Cola, Trident, Volkswagen e Claro. Aproveitando a plataforma de comunicação criada a partir do evento, marcas como Leader, Taco,Domino’s, Spoleto e TAM Viagens também participam do evento realizando ações promocionais na Cidade do Rock.





Heineken com tirolesa, proporcionou muita emoção no ar.


Em comum, todas as empresas têm um objetivo: se aproximar e promover relacionamento com um público jovem e ávido por dialogar e interagir. As ações de marketing promocional são inúmeras e somam, desde o lançamento de produtos licenciados, até promoções que, mais do que distribuir ingressos, oferecem um pacote completo de experiências, com direito a transporte, hospedagem e ida ao backstage dos artistas.





Famoso óculos do rock ganhou assinatura do Itaú em 2011 (Foto de Carla Josephyne/ Estácio).





O investimento das marcas no festival não é à toa. Criado pelo publicitário Roberto Medina, em 1985, o Rock in Rio já nascia com o propósito de oferecer uma oportunidade de promoção e comunicação para as marcas. Mas, o próprio festival trabalha para ampliar sua presença no cenário de entretenimento mundial, proporcionando também experiência com a própria marca.

O casal gaúcho Raquel Lettres, de 28 anos de idade, e Gabriel Gemello, de 31 é um destes casos. Dispostos, junto com seus padrinhos, a não perder o show de Red Hot Chili Pepers, entraram em contato com o festival e realizaram a cerimônia de casamento dentro da Cidade do Rock.




Gabriel Gemello e Raquel Letttres. Verdadeira experiência com a marca Rock in Rio. (Foto: Marcelo Theobald).


“O Rock in Rio é um projeto de comunicação de um ano que termina com o maior festival de música. A marca Rock in Rio é um colchão para que todas as outras marcas possam falar e aproveitar o conteúdo. Criamos uma plataforma para permitir que os patrocinadores falem da gente”, explica Rodolfo Medina, vice-presidente do Rock in Rio e diretor da Artplan, empresa por trás do festival.



De olho neste potencial, as empresas não perderam a oportunidade de surpreender o público. A Volkswagen, por exemplo, lançou o Fox Rock in Rio, com um acabamento inspirado no festival, para ligar a montadora aos fãs de música.





Público circula em meio a um festival de marcas no Rock in Rio (Foto de Douglas Shineidr/Estácio).


O patrocinador master Itaú se juntou ao Rock in Rio para disponibilizar vantagens aos clientes. O Banco foi o responsável pela venda de ingressos em edição limitada para usuários dos cartões de crédito Personnalité, Itaú Uniclass Platinum e Itaucard Platinum, Itaucard Mastercard Black ou Itaucard Visa Infinite. Os clientes também tiveram 15% de desconto na compra das entradas e puderam parcelar o valor em até seis vezes sem juros.






Já a Coca-Cola aproveitou a dobradinha “jovens e música” para promover sua presença no Rock in Rio. Entre as muitas ações promocionais da marca com foco no Rock in Rio, está a iniciativa que selecionou consumidores de 13 a 25 anos de idade que gravaram as melhores performances em vídeo para participarem do comercial da marca sobre o festival. Destes, um grupo vai cobrir com fotos pelas redes sociais os principais acontecimentos na Cidade do Rock.





Area da Coca Cola (Foto: Christian Rodrigues/R2).
A empresa promove ainda o energético Burn no Rock in Rio e, para isso, vem realizando ações em 13 cidades brasileiras com músicos e DJs que estarão presentes no festival. Outra ação promocional da Coca-Cola é a distribuição de copos temáticos para os consumidores que juntarem três tampinhas metálicas ou três anéis de lata participantes, mais R$ 3,00.

A Heineken, por sua vez, quer superar as expectativas do público em relação ao evento. A cervejaria criou a promoção “Heineken Rocks in Rio” que levará os cinco sorteados ao show do Coldplay, com direito a hospedagem, transporte, acesso à área vip com open bar e visita ao camarim da banda. No evento, montou uma mega estrutura de tirolesa, que tem levado os fãs a voarem sobre a plateia dos shows.

“Hoje, a Heineken é a marca de cerveja mais internacional no mercado, presente em 172 países. Isso é algo muito valioso para o nosso consumidor, que está sempre conectado com o que acontece no mundo. A música internacional tem muito a ver com essas pessoas e nos ajuda a reforçar nossa presença mundial”, conta Herbert Gris, gerente de Marketing da Heineken.

Com foco no público frequentador de festas, a Trident também marca presença no Rock in Rio e, assim como a Heineken, sorteou pacotes de viagens para o evento, além de mil ingressos. A marca lançou ainda um sabor exclusivo para o evento, o Rock Mint e, ao lado da Claro e do Itaú, entrou no seleto grupo de patrocinadores da noite extra do festival.

“Acreditamos tanto no projeto que exatamente por isso participamos do pool de empresas e estamos oferecendo esses shows a mais. Com a velocidade com que os ingressos acabaram, não poderíamos deixar os consumidores na mão”, acredita Vinícius Germano, gerente de Marketing de Gomas da Kraft Foods Brasil.





Clube de luta foi uma das ativações da Kraft no evento.

Outra patrocinadora do dia extra, a Claro criou o site “É Claro que eu vou” para reunir todas as ações promocionais desenvolvidas para o Rock in Rio. A marca aproveitou o evento para se relacionar com os clientes, sorteando ingressos e conta com um hotel dentro da cidade do Rock .

Outras marcas em ação no Rock in Rio

A Leader criou uma coleção de roupas com a marca Rock in Rio e montou corners para a exposição dos produtos em dez pontos de venda da marca no Rio de Janeiro. A empresa também oferece 10% de desconto na linha para os consumidores que comprarem mais de dois produtos Leader/RiR e sorteou pares de ingressos entre 09/05 e 05/08. Durante o festival, a empresa terá uma flagship com produtos e promoverá ações de relacionamento;

A Taco também lançou peças exclusivas com foco no evento e assina a coleção como “Jeans Oficial do Rock in Rio”. O projeto inclui jeans, bermudas e t-shirts temáticas. Outro destaque é o espaço de 260m² de música e entretenimento na Cidade do Rock, chamado de “Taco Animatronics”, com seis ambientes diferentes com equipamentos sonoros, visuais e de animação. No local, também há uma loja com produtos Taco, onde está à venda toda a coleção Rock in Rio;

A Domino’s Pizza terá dois pontos de venda durante o evento, um na Rock Street e outro no Village, onde serão servidas pizzas brotinho de pepperoni, mussarela e calabresa. O projeto da loja é assinado pela Packaging Brands e contou com um investimento de R$ 500 mil. A expectativa é que sejam vendidas mais de 50 mil unidades dos produtos nos sete dias de festival;





Distribuição de gifts em profusão na área VIP.





A Mariner, marca do Grupo Technos voltada para o público jovem, lançou a linha Mariner Rock in Rio 2011 e apresenta um kit de relógio digital com sete pulseiras: cinco com estampas temáticas e outras duas que brilham no escuro;

A TAM Viagens é a operadora de turismo oficial do Rock in Rio 2011 e criou roteiros com ingressos para todos os dias de shows. No hotsite, os internautas puderam conhecer as opções de pacotes para quatro tipos diferentes de consumidores: Rockstar, Classic, On the Road e Hardcore. A empresa também ofereceu opções para clientes que moram fora do Brasil;

A SKY disponibilizou sinal para que duas comunidades pacificadas da Zona Oeste do Rio de Janeiro possam assistir aos shows ao vivo. Os moradores da Cidade de Deus e do Batan poderão ver as apresentações durante os dias de evento em um telão montado em cada um dos locais;




Chilli Beans também marcou presença na Cidade do Rock (Foto: Ellen Soares/Estácio).

Quem for ao Rock in Rio poderá se alimentar de forma saudável com a loja montada pela Hortifruti. O espaço estará localizado na Rock Street e comercializará produtos como sucos naturais, saladas de frutas e frutas frescas;




O Spoleto criou a coleção “Arte e Rock”, com oito modelos de pratos que poderão ser adquiridos pelos consumidores até outubro. Quem comprar uma refeição e uma bebida e pagar mais R$ 5,90 leva um dos pratos.


Eu Angélica Castro, 22 anos, estudante do Curso de Marketing da Universidade Castelo Branco. Como qualquer evento de grande expressão o Rock in Rio também tem seu exercicito de força para ajudar ou complementar a Marca, onde todos ganham e desfrutam dos frutos que são entorno de um só proposito que é a Festa majestosa que já virou tradição Brasil. Conhecida por trazer Cantores , bandas e grupos internacionais e nacionais o Rock in Rio junto com seus colaboradores visam trazer conforto e lazer para seus espectadores

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